#7 – Desenvolvendo um layout de site – Dividir o layout

#7 - Desenvolvendo um layout de site - Dividir o layout

Para começo de conversa,  vamos deixar uma coisa bem clara – não sou o senhor da razão. Acredito que muitos poderão discordar da forma que vejo a questão “Dividir o layout”.

Eu acredito no “mantenha as coisas simples” e para conseguir isso primeiro temos que entender qual o objetivo da peça em que estamos trabalhando. Entenda “peça” como sendo a página de um site, anúncio de revista, panfleto, cartão de visitas, qualquer coisa que sirva para transmitir uma mensagem.

Para manter simples temos que focar em uma única coisa e é a mensagem.

O foco é a mensagem e não o mensageiro.

Se assumirmos isso como verdade saberemos desde o início o que deve ter mais destaque em nosso layout.

Todo o restante que será acrescentado serve apenas como apoio para que a mensagem chegue da forma mais eficiente ao nosso alvo.

Como dividir o layout?

Vamos dar o exemplo de uma página de captura.

Página de captura ou Landing page – é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio debanner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.

Este termo é muito usado pelos profissionais de marketing de busca e SEO. A Landing page é otimizada estrategicamente para vender um produto ou serviço, o seu conteúdo é confeccionado em forma de funil, que direciona o usuário para uma outra página final, onde o usuário efetuará uma compra ou assinará um serviço.

Seu uso é estratégico para campanhas integradas de marketing online, pois os usuários são direcionados a esta “página portal”, onde serão conduzidos para uma conversão. Por isso o conteúdo da landing page deve ser relevante, pois ele é a porta de entrada para a conversão final de uma campanha de marketing.

Wikipedia

 

Exemplo de página de captura para dividir o layout

 

Aqui desenhei de forma muito rudimentar um layout mas que serve perfeitamente para o que eu quero passar.

O layout está basicamente dividido da seguinte forma:

Mensagem principal

  • Dar algo para a pessoa

Comunicação

  • Topo para identificação com foto e chamada em texto.
  • Vídeo para gerar empatia
  • Mais alguns detalhes em texto

Objetivo

  • Capturar o e-mail para uma lista.

Note que o layout não só está dividido mas como essas divisões e seus conteúdos tem uma sequência de leitura. Com o topo eu desperto a curiosidade, com o vídeo eu prendo a atenção e por fim e reforço os benefícios para que a pessoa tenho o desejo de colocar o e-mail dela para receber o presente que está sendo ofertado.

Não vou entrar nos detalhes de comunicação e funcionamento de uma página de captura aqui pois este não é objetivo deste post.

Cada área do layout vai passar parte da informação. E cada parte tem uma razão para existir e que contribui para o objetivo final. O layout ajuda a destacar as partes mais importantes nesse bate papo. Não se deve deixar o pensamento de quem está olhando para o layout muito solto, você deve conduzi-lo até onde você quer.

Pense sobre o layout mais simples que você pode imaginar para um propósito simples e começar a adicionar componentes que são necessários. No final você vai ser surpresa o quão difícil é mantê-lo simples.

Pense sempre de forma simples. O layout mais simples. Comece por isso, mantendo o foco no objetivo final e vá acrescentando mais elementos que sejam realmente necessários. Você poderá perceber que não é tão simples se manter simples.

É isso, espero que tenham gostado, pratiquem, deixem seus comentários e compartilhem.

Como manter o foco

Como manter o foco

Encontrei este "Pin" com algumas dicas de como manter o foco e quero compartilhar com você é bem bacana. De…
Repensar

#8 – Desenvolvendo um layout de site – Repensar

Vamos repensar? Sabe quele novo elemento ou informação nova que pensamos inserir? Será mesmo necessário? Na maioria dos casos, a resposta…

#6 – Desenvolvendo um layout de site – Cores parte 2

Neste post "Cores parte 2" darei sequência ao assunto. Já sabemos de sua importância e que é um desafio enfrentado…

Facebook Anúncios com novas regras

Facebook Anúncios com novas regras: antes de qualquer coisa devo dizer que estas novas regras entraram em vigor em 08/06/2016. Um…

Criatividade, você realmente é criativo?

O que você entende por criatividade? Você se considera criativo? Para quem não sabe eu curto muito todo movimento para melhorar…

#5 – Desenvolvendo um layout de site – Cores parte 1

Vou falar de cores. Sua importância é inegável. E um grande problema que muitos enfrentam é a escolha para que tudo fique…